MUNDO ANIMAL

MUNDO ANIMAL

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

DIFERENÇA ENTRE SHIH TZU E LHASA APSO



Xitsu é um cão compacto, forte, com um corpo mais longo do que alto.
Se você não tem tempo para cuidar do pelo desse animalzinho, então 
é melhor repensar a decisão de ter um shih tzu.
Em primeiro lugar a genética é um dos fatores primordiais em nossa 
criação de Shih tzu.
Dizem que Lhasa Apso, raça tibetana e antepassado direto do Shih Tzu,
existe desde 800aC, mas não há evidências tangíveis sobre isso.
Xitsu é um cãozinho esperto, arteiro, um cachorro fiel.
Muito gentil e alegre, divertido e dinâmico, sem agressividade e sempre 
pronto para receber carinho, Shih Tzu é muito sociável com seus 
congêneres e adora gatos.




É muito comum ver Shih-tzus com seus longos pelos, que chegam ao chão, e topetes rebuscados, mas, por praticidade, muitos donos preferem mantê-los aparados e com aparência de filhote. Os cães sólidos podem apresentar uma cor branca no peito, patas, barriga e alguns poucos traços de branco.

Uma faísca branca na testa e um pouco de branco na extremidade da cauda são muito apreciados. Mesmo que alguns Shih Tzu participam das competições de Mini Agility e de obediência, não é uma raça famosa particularmente pela obediência, devido a sua natureza independente.
 No relacionamento com outras raças e mesmo gatos, Shih Tzu não representa problemas.
Premier Raças Específicas Shih tzu Adulto é um alimento desenvolvido e indicado para cães Adultos da raça Shih Tzu, a partir dos 12 meses de idade. São aceitas todas as cores como preto, vermelho, dourado, tigrado (brindle), chocolate ou fígado, cinza, azul combinadas com branco ou não.
A maioria dos Shih Tzu se relaciona muito bem como outros cachorros, frequentemente os donos podem ter vários cachorros, machos e fêmeas, juntos.

 Esta confusão só foi solucionada em 1934, quando a Tibatan Breed Association definiu claramente as diferenças entre ambos: Lhasa Apso deveriam ser mais compridos e com a cana nasal mais longa do que os Shih Tzus. 
Mesmo se um filhote é normal, mas seus pais são doentes, não se deve 
utilizá-lo para reprodução, pois seus filhos podem ter problemas.  Esqueça longas caminhadas e exercícios bruscos, pois Shih Tzu odeia este tipo de atividade.

De aparência robusta e pelagem abundante (mas não excessiva), Shih Tzu tem um distinto porte arrogante e apresenta uma típica cabeça com aspecto de crisântemo. Os Shih Tzus existem em qualquer cor ou mescla de cores, mas é altamente desejado que os exemplares particoloridos tenham uma marca branca na cabeça. Além disso, Shih Tzu requer alguns cuidados especiais, como escovações frequentes, já que os cães da raça tem pelos longos que podem embaraçar e formar nós.
 Diferentemente do Lhasa Apso, que foi desenvolvido para desempenhar a função de cão de guarda e de alarme, que tornou muito desconfiado com estranhos, Shih Tzu tende a ser mais receptivo e dócil.  Padrão da raça descreve cachorro de raça Shih Tzu como inteligente, ativo, alerta, amistoso e independente. Isso significa que você deve aproximar Shih Tzu de outros tipos de cães e pessoas sempre que possível.