MUNDO ANIMAL

MUNDO ANIMAL

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

CARACTERÍSTICAS DA RAÇA SHIH TZU OU XITSU



Os cachorros da Raça Shih Tzu, ou Xitsu, são de tamanho pequeno,
 encaixando-se na categoria de cães companheiros (toy dog em inglês), 
podendo pesar entre 4 a 7.5kg. Apesar de possuir um porte aristocrático e gostos definidos, Shih Tzu não é cão que costuma trazer muitos problemas e, inclusive, é uma raça de cães que obedece muito rapidamente.

 Shih Tzu é um cão que se adapta muito bem a ambientes pequenos como apartamentos. 

 Pertencente ao grupo dos cães de companheiros , Shih Tzu é um cachorro muito ativo, atento e dócil. Em 1937, shih tzu foi quase extinto, durante a invasão japonesa, porém, alguns criadores ingleses conseguiram salvar a raça. Shih Tzu adora estar com as pessoas, quando estão com os donos estão mais felizes e preferem formar parte de uma família a estar em um canil.

 Shih tzu tem a pelagem extensa e exuberante em diversas cores indo da cor sólida ao particolor. Estimular shih tzu é de extrema importância e, quando incentivado, esse cão adora praticar exercícios. No final da década de 30, Shih Tzu, finalmente, chegou a América, e ganhou uma enorme popularidade na década de 60.Quem gosta de bajular, agarrar e não se separar de seu cão, Shih Tzu é a raça perfeita .

 Outro fator positivo é a sua aptidão em ficar um bom tempo sozinho, sem que isto signifique deixar a casa de ‘pernas pro ar' ou ouvir reclamação do vizinho referente a latidos em excesso. Outro fator importante que vale ser destacado é que a raça se adapta bem em espaços pequenos - portanto, se você mora em apto, Shih Tzu é um cão perfeito para você.

 Os banhos de um shih tzu custam entre R$ 20 e R$ 30. 
A freqüência depende da pelagem do cachorro: semanal para os comprimentos longos e quinzenal para os curtos. 
Devido a ajuda de alguns ingleses e poucos criados existentes no planeta essa raça não se tornou extinta, porém a popularidade do Shih Tzu cresceu muito nos dias de hoje, desde a década de 60, fazendo com que seja uma das raças com maior número de exemplares e uma das mais procuradas em todo mundo. Outras cores ainda incluem máscara de ouro negro, preto e branco, preto, branco e cinza.


Ao contrário do que muitos pensam, shih tzu pode sim ser adestrado, mas tem que começar bem cedo.  Principais aspectos positivos da raça: Apresenta em geral comportamento alegre e brincalhão principalmente com crianças, late pouco, bastante curioso, é costume acompanhar os donos constantemente durante os deslocamentos pela residência. 
Meu nome é Camila e sou dona de um Shih Tzu há um mês, e sinceramente estou muito preocupada com meu Bebe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário